O desafio é melhorar a sala de aula, de tal forma que os alunos sejam aprovados porque sabem o que precisa saber. (Bertoldo)

INCORPORAÇÃO TECNOLÓGICA (e suas possibilidades)

Numa sociedade moderna, caracterizada pela revolução eletrônica vinculada ao processo produtivo, ficará comprometida a pedagogia que não assuma a incorporação tecnológica como princípio educacional. Embora a tecnologia seja um recurso, seu uso correto pode transforma-se num princípio pedagógico que vai dinamizar a "ação", a "interatividade", a "produtividade" o "prazer" do aluno em usá-lo e, se possível, dominá-la. O conhecimento e o domínio das tecnologias trazem enormes vantagens para professores e alunos na vida social. É a tecnologia a serviço do homem e da educação, e não o oposto. "só idiotas acham que a máquina deixa o professor menos importante. É justamente o contrário... A máquina faz do professor uma figura ainda mais indispensável e humana." A mídia eletrônica está alterando, profundamente, não só as formas de armazenar, acessar, produzir e difundir conhecimento, como também de redimensionar os próprios mecanismos psicológicos e intelectuais do ensino-aprendizagem. As novas tecnologias estão pressionando a criação de novos cenários pedagógicos. Mais ainda: estão gestando uma nova cultura e determinando uma outra escala de valores e seus efeitos comportamentais. Por isso, sonegar a tecnologia de ponta às gerações que estão sendo educadas é uma irresponsabilidade histórica que compromete profundamente o desenvolvimento humano e social.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não podemos fugir dos novos recursos tecnológicos, pois corremos o risco de parar na história!
Obrigado pelo artigo.
celia - João Pessoa - PB

Anônimo disse...

seu artigo é de fundamental importância neste momento, onde estamos discutindo sobre essa ferramenta tão importante na sala de aula.Parabéns Professor. Que Deus te ilumine sempre.
Eleene Trindade

Anônimo disse...

como professor de física, o senhor é ótimo em informática!!!
bjos. riane, do penha brasil

Anônimo disse...

A cada dia nossa tecnologia esta avançando mais e temos que acompanhá-la!
É impossível não se apaixonar pelo novo!
Muito bom seu artigo!
Rosângela - Boa Vista - RR