O desafio é melhorar a sala de aula, de tal forma que os alunos sejam aprovados porque sabem o que precisa saber. (Bertoldo)

O Computador e os Softwares (de olho)

Usar o computador para continuar realizando as tradicionais tarefas de decorar não vai mudar em nada a educação e, além disso, será um grande desperdício do potencial que esse novo instrumental parece ter.

Parece haver uma grande confusão, por parte dos criadores de softwares educativos no que diz respeito ao aprender com prazer. A maioria deles parece confundir essa idéia com a de brincar ou aprender por mágica.

Muitos softwares educacionais são criticados por SCHANK (1994), que classifica a maioria deles como ‘lixo’. Ele acredita que os criadores e as pessoas que desenvolvem esses programas não entendem muito sobre aprendizagem e, por causa disso, acabam indo em direção à diversão, deixando de lado a proposta inicial de fazer um programa educacional.

5 comentários:

Anônimo disse...

toda a vez que visito seu blog me supreendo! Maravilhoso!

Unknown disse...

Acredito que para desenvolver softwares educacionais deveria ter a participação de pedagogos ou de pessoas que realmente entendam de educação e não somente dos criadores, sem nenhum acompanhamento.
Criar software por software não diz nada para a educação, tem que ter um objetivo e um direcionamento para a aprendizagem do aluno.

Anônimo disse...

ahh q bom...
mto massa isso :]
vai ser mto melhor pros alunos
principalmente para mim
shailshail

Anônimo disse...

Os professores tem que perceber que a tecnologia é um importante recursos para suas atividades pedagógicas.

Anônimo disse...

existem muitos professores que ainda não tem conhecimento desta verdade. O blog leva este conhecimento a todos, continue assim!